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CIPA – zelando pela segurança e saúde dos trabalhadores


Publicado em: 27/06/2008
Por: Luciano Valente

A CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é prevista pela NR 5 do Ministério do Trabalho. A função dela é zelar pela segurança e saúde dos trabalhadores no exercício de suas atividades.

A Comissão da CIPA é formada por um grupo de trabalhadores representantes dos empregados e do empregador, o número de ‘cipeiros’ é determinado pela NR 5 e varia conforme o ramo de atividade e número de empregados.

Cada membro deve passar por um treinamento de 20h, onde recebe informações relativas à prevenção de acidentes. No caso da empresa esteja desobrigada a constituir a CIPA, deverá designar um funcionário que deverá receber este treinamento, conforme determina a NR5.

Os principais objetivos da CIPA são: relatar os riscos existentes nos ambientes de trabalho; solicitar medidas de controle para reduzi-los, neutralizá-los e eliminá-los; discutir os acidentes ocorridos e solicitar medidas preventivas e orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Nós da Trade Assessoria oferecemos o curso de segurança no trabalho para a CIPA de diversas empresas. Nossa experiência mostra que estes eventos contribuem muito positivamente para um bom ambiente de trabalho e apresentam resultados efetivos, como a diminuição do número de acidentes e uma boa colaboração para a imagem da empresa. Consulte nossos serviços!


Palavras-chave: cipa
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